Como tomar decisões melhores

decidir
Postado originalmente por  JEREMEY DUVALL

Quanto é 2 + 2 ?

A menos que você é um cyborg, você não pode deixar de pensar o número “4” quando viu a expressão acima. Da mesma forma, a expressão ” pão e ” deve deixa-lo com a palavra “manteiga” na ponta da língua. Isso não é por acaso.
Nossos cérebros fazer milhares de decisões todos os dias. Muitas delas (como se deseja que o creme e o açúcar em seu café) parecem ser automáticas. Outros (como onde você quer ir para o jantar) podem ser um pouco mais cansativas e exigem esforço mental.

A pesquisa identificou dois “sistemas” aparentemente separados do cérebro responsáveis pela tomada de decisões. A fim de tomar as melhores decisões, precisamos entender o que cada um desses sistemas é responsável e como podemos mudar de um para o outro.

Como tomamos decisões

Daniel Kahneman foi um dos primeiros a popularizar os diferentes elementos de tomada de decisão do cérebro , em seu livro Pensamento rápido e lento . Em seu livro, Kahneman classifica dois sistemas distintos no cérebro.

Sistema 1 é rápido, primitivo, e automático. É a razão pela qual você pode completar a expressão “pão e _” sem despender qualquer esforço de todos.Sistema 1 também é parte da razão pela qual você pode dirigir em uma estrada vazia enquanto tocando a música e deixar sua mente vagar.

Sistema 2 existe no lado oposto do espectro. Este sistema é cuidadoso, calculado e consciente e está envolvido em situações que exigem esforço mental. Em comparação com o seu homólogo, que é responsável por terminar “2 + 2 = _”,  Sistema 2 se torna ativo quando você é pedido para resolver a expressão “1769 x 91”. Também é o super-herói mental, a cargo de estacionamento paralelo o seu carro em um espaço apertado.

A interação entre os dois sistemas é crucial. Seria impossível fazer todas as decisões no nosso dia usando o Sistema de esforço 2 Temos uma quantidade limitada de energia mental que podemos atribuir a tarefas na mão. Este limite mental é por que você pode desligar o rádio e parar de falar no meio da frase para outro passageiro, enquanto você vire para uma estrada movimentada ou de carro entre duas semis. Se você tentar fazer duas tarefas mentalmente exigentes, ao mesmo tempo, você vai falhar em um ou em ambos.

Isso é precisamente onde Sistema 1 entra em jogo. Por inconscientemente fazendo muitas de nossas decisões automaticamente, podemos salvar as nossas reservas mentais para quando realmente importa. Isso funciona bem para tarefas como caminhar (altamente automatizado) e falar ao telefone. No entanto, em alguns casos, um sistema pode levar a erros de julgamento.

Melhorar a sua Tomada de Decisão

A mudança do sistema 1 para o Sistema 2 é difícil, mas as pesquisas indicam que não é impossível. Aqui estão alguns passos para ligar o pensamento consciente e tomar melhores decisões.

Automatizar o máximo possível.

Nosso cérebro se cansa como um músculo. Quando o nosso cérebro está exausto, tendemos a tomar decisões piores. Em suma, nossos cérebros são como um músculo. Eles podem tornar-se oprimido e cansado.

Este efeito é referido como fadiga decisão . Como se tornar mais e mais decisões, nossa porção Sistema 2 do cérebro torna-se esgotado. Começamos a optar por decisões mais fáceis como parar de fast food no caminho do trabalho para casa, em vez de fazer o que sabemos que devemos fazer como comer uma refeição caseira.

Talvez a maneira mais fácil de combater a fadiga decisão é de simplesmente fazer menos decisões. Tim Ferris tem ido tão longe como a terceirização de seu e-mail para o Canadá e realizando a mesma rotina de exercícios durante vários anos para reduzir o número de decisões que toma e economizar energia mental para as maiores decisões durante o seu dia.

Considere o oposto.

Você prever com precisão quem ia ganhar a eleição presidencial de 2012? Mesmo se você é positivo que você tinha atrelado desde o início, a pesquisa diz que você está provavelmente errado.

Esta armadilha mental que nos faz sentir mais confiante em nosso conhecimento de eventos depois que aconteceu é chamado o viés retrospecto . Quando soube dos resultados da eleição, você imediatamente conectado com outras memórias armazenadas em seu cérebro para fortalecer a conexão. Agora que os resultados são tecidas em sua memória, você está mais confiante de que você sabia o tempo todo.

O viés de retrospectiva alimenta pobres fazendo de duas maneiras decisão. Em primeiro lugar, ele nos impede de aprender:

Se você sentir como se soubesse o tempo todo, isso significa que você não vai parar para examinar por que algo realmente aconteceu.

O viés de retrospectiva também pode nos tornar excessivamente confiantes em nosso próprio julgamento. Se você sentir como se estivesse geralmente para a direita, por que seria errado da próxima vez?

Richard Larrick, professor da Universidade de Duke, oferece uma solução simples para o excesso de confiança em nossas próprias decisões –  considerar o oposto.
 “Considere o oposto ” funciona porque ele direciona a atenção para provas em contrário, que não seriam consideradas.  Assim, ao olhar para a situação de um ângulo completamente diferente, como se exatamente o oposto tivesse ocorrido, podemos aprender coisas que caso contrário, teria ignorado e melhorar nossa tomada de decisão para a próxima vez que uma situação semelhante se apresenta.

É impossível evitar completamente todos os erros de julgamento. Nós fazemos milhares de decisões todos os dias, muitos deles inconscientemente. Mas, removendo a necessidade de tomar decisões sobre coisas que são menos impactantes, pensando em como alguém tomaria essa decisão, ou considerar menos opções, podemos salvar o nosso poder de decisão limitado para as coisas que realmente importam.

 

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